segunda-feira, 23 de março de 2009

SPECTRUM a BOMBAR com MP3...Vejam...

Tao simples, com isto...È tao simples, que até fiquei admirado...Ontem durante a noite, nao parei de pensar, numa maneira de bombar com o Spectrum...mas como passar Ficheiros "TZX" (TapeZX), para o meu 128k???UUUUUMMMMMM
Bem...Em 1º lugar fui ao WOS " http://www.worldofspectrum.org "
Neste site, È onde existe o maior arquivo de jogos para o spectrum em todo o mundo...
Os jogos vêm em formato TZX...tratam-se de ficheiros com cerca de 40-50 K, e só dao para correr nos emuladores...
Entao fiz o seguinte: precisava de um Programa para converter estes ficheiros em ficheiros "WAV"...O melhor que achei, foi o "TAPE2WAV"...Está tambem neste site, no separador dos utilitarios...
Depois, precisava de um programa para converter o ficheiro "WAV" para MP3...Eu normalmente uso o "TOTAL VIDEO CONVERTER"...(O mais dificil já está feito...)
Agora foi só transferir o ficheiro, já no formato MP3, para o meu leitor de MP3...Seguidamente, coloquei uma cassete adaptadora no deck de cassetes do Spectrum...(Daquelas, que se vendem nos chineses, que servem para colocar nos autorradios do carros, e servem para se ligar um discman...)e VOILÀ....TENHO TODOS OS JOGOS DE SPECTRUM DISPONIVEIS; EM APENAS ALGUNS SEGUNDOS....E o melhor, é que o leitor de MP3, acaba no fundo, por servir como disco rigido para o SPECTRUM...
Vejam as imagens...



CASSETE ADAPTADORA




LEITOR MP3




CASSETE ADAPTADORA CONECTADA AO LEITOR DE MP3









CASSETE ADAPTADORA COM O MP3 NO TAPE DECK DO SPECTRUM
















ESTAS SAO IMAGENS DO JOGO QUE MAIS MARCOU A MINHA INFANCIA...TRATA-SE DE " FORMULA ONE SIM." UM JOGO DE MANAGER DE FORMULA 1...INCRIVEL...QUE TEMPOS ESTES...

9 comentários:

  1. nunca tinha pensado nisto... mp3... cassete... grande ideia... também tenho um zx spectrum, um 48k com teclas de borracha também a bombar!

    Este jogo era fantastico, quantas horas passei eu a jogar isto...? horas... dias!

    ResponderEliminar
  2. boa ideia.
    eu tenho passado os jogos para cassetes reais.
    da forma que falaste em cima... com o tap2wav.

    mas essa ideia é muito fixe.
    ainda se encontra esses adaptadores com facilidade?

    e como colocas a cassete com a tampa do leitor aberta?

    ResponderEliminar
  3. Olha...Eu encontrei o meu adaptador, há menos de um mes no mediamarket de Sintra...E até havia mais do que uma marca...
    Deste modo tem mesmo que se colocar a cassete com a tampa aberta...nao é dificil...
    È uma maneira muito fixe, para o spectrum ler os jogos...Em 1ºlugar, porque se o leitor de cassetes tiver com algum problema de rotaçoes instaveis, esse problema deixa de ser problema, com o leitor MP3...em segundo lugar...O JOGOS ENTRAM SEMPRE...LOOOOL

    ResponderEliminar
  4. diz-me uma coisa:comprei um spectrum no ebay e liguei a minha samsung LCD. ligaçao normal,a antiga, e so me da ruido e a imagem n é completamente nitida. que se passará? estará estragado ou como sintonizo da melhor maneira?

    ResponderEliminar
  5. Isso pode depender de muita coisa...
    Pode ser do proprio SPECTRUM...Já agora qual é?
    E pode ter tambem a ver com o LCD...
    No meu SPECTRUM +, eu tenho esse problema com o plasma, mas é só um pequeno ruido de fundo no som...Esprimenta noutra tv...Ou entao pode tb ser do cabo RF...

    ResponderEliminar
  6. ja tentei em mais outros lcds e nada. o tipo do ebay disse q funcionava sem problemas. vou arranjar outro cabo agora para tirar dúvidas senão tenho que o devolver...

    ResponderEliminar
  7. é um 48k. ja experimentei com outros cabos e transformadores e é sempre o mesmo problema. experimentei outro 48k mas ta em mau estado e ainda apanha pior na tv... sendo assim nao sei mais que fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, tens que abrir o 48k e depois levantar a tampa do modulador, desligar a resistência que liga à ficha do cabo e soldar um condensador de 100uf a 25v. O lado negativo liga ao centro da ficha e o lado positivo ao lado do modulador. Qualquer duvida procura por mod av spectrum na net e ves como se faz

      Eliminar
  8. Boa noite
    tem alguma maquina ou jogos para venda?
    moonwalker1888@gmail.com

    ResponderEliminar